Quarta-feira, 27 de Julho de 2005
publicado por JN em 27/7/05

O Terceiro Servo

ROMANCE, Editorial Presença, 2000

 

Miguel Barcelos, jornalista nascido nos Açores no ano da Revolução de Abril, lê num jornal a notícia do assassinato de um velho amigo. Decidido a investigar o sucedido, parte para os Açores. A viagem no espaço é também uma viagem no tempo: um longo percurso de confrontação interior. Entre a recordação das relações entre ele e o morto e as divagações sobre si próprio, Miguel confronta Açores e Lisboa, a cidade onde vive na convicção de que triunfou. Mas outras questões se interpõem. Amor, relações sociais, pedofilia, o fim do milénio, a revolução, o futebol, a economia e até mesmo a fúria dos elementos naturais – tudo se mistura, abalando profundamente as convicções do protagonista. No fim, Miguel opta pelo cómodo caminho da ignorância. À semelhança do terceiro servo da parábola bíblica, prefere fechar os olhos ao desafio que a vida lhe lançou em nome de uma estabilidade falsa mas imediata. Afinal, o jornalismo é o máximo a que pode ambicionar, o que já por si implica a soma possível de toda a sabedoria e de toda a ignorância do mundo – e sobretudo uma visão desdenhosa sobre o lado superficial das coisas, num impulso de síntese enganador mas assumido.

 

 “Saúde-se a opção pelas formas narrativas complexas e por uma linguagem elaborada, numa época em que a linearidade, narrativa e expressional, veio dando tão persuasivos resultados. E o facto é que esta história resultou espertamente urdida e que a expressão ganhou nela, não raro, um excelente ritmo.”
Fernando Venâncio, Expresso


“Um romance fantástico ‘passado nos Açores’ e que brilha pela construção do personagem principal, pela capacidade de fazer da memória (da adolescência e primeira juventude) um material literário fulgurante e fascinante. ”
Francisco José Viegas, Record

 

“Uma história do nosso tempo. (...) Trata-se de um escritor que ‘nasce’ e já vem ‘crescido’.”
Appio Sottomayor, Capital

 

“Sem pieguices e evitando, num português honesto, as descrições ‘hard’. (...) Para todas as pessoas que gostem da construção desta frase: ‘que raio quereria ele com a sepultura de um pedófilo paneleiro quando, em cinco anos, nunca visitara a campa do avô?’ E que a compreendam.”
José Prata, O Independente

 

“Uma magnífica peça que recorre às técnicas descritivas do melhor jornalismo (a ocupação do autor no dia-a-dia) e nos envolve no mistério da morte de um homem em Angra do Heroísmo. A estrutura da história é exemplar, o Português imaginativo e denso de alegorias, o ritmo bem conseguido. (...) Uma técnica narrativa hábil faz com que a obra ‘cheire a enxofre’, levando o leitor a viver com o narrador as desconcertantes investigações sobre o assassinato social de Herculano Cota.”
Jorge Morais, Tal&Qual

 

“Com um excelente domínio da técnica narrativa e da língua portuguesa, conseguindo manter, do princípio ao fim, o ritmo da prosa, em O Terceiro Servo Joel Neto quis retratar uma geração, ou pelo menos parte dela – a sua. Que outra poderia conhecer tão bem? (...) Vai desenrolando a história como a investigação para uma reportagem. E, como numa peça jornalística, retrata com real crueza a sociedade açoriana.”
Elsa Andrade, 24horas

 

“Um romance de uma agilidade rara, quer no ritmo da escrita quer na sua montagem – subtil, inteligente, complexa.”
António Tavares-Telles, O Jogo

 

“A narração surpreende pelo ritmo com que a história evolui e, com poucas hesitações, Joel Neto consegue captar o interesse (...). Estreia mais do que auspiciosa no universo literário nacional. (...) A ler com muita atenção.”
Luís Nunes, Diário Económico

Joel Neto


Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974, e vive entre o coração de Lisboa e a freguesia rural da Terra Chã, na ilha Terceira. Publicou, entre outros, “O Terceiro Servo” (romance, 2000), “O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002) e “Banda Sonora Para Um Regresso a Casa” (crónicas, 2011). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista de origem, trabalhou na imprensa, na televisão e na rádio, como repórter, editor, autor de conteúdos e apresentador. Hoje, dedica-se sobretudo à crónica e ao comentário, que desenvolve a par da escrita de ficção. O seu novo romance, “Os Sítios Sem Resposta”, sai em Abril de 2012, com chancela da Porto Editora. (saber mais)
pesquisar neste blog
 
arquivos
livros de ficção

"Os Sítios Sem Resposta",
ROMANCE,
Porto Editora,
2012
Saber mais


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
Saber mais
Comprar aqui


"O Terceiro Servo"
ROMANCE,
Editorial Presença,
2002
Saber mais
Comprar aqui
outros livros

Bíblia do Golfe
DIVULGAÇÃO,
Prime Books
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Banda Sonora Para
Um Regresso a Casa
CRÓNICAS,
Porto Editora,
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
Saber mais
Comprar aqui


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
Saber mais
Comprar aqui


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicações Dom Quixote,
2004
Saber mais
Comprar aqui


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
Saber mais
Comprar aqui