Quarta-feira, 4 de Novembro de 2009
publicado por JN em 4/11/09

O que é que fazem, numa ilha deserta, um cego, uma surda, um paraplégico, uma anã, uma paciente de cherubismo e um homem deficiente em resultado do consumo de Thalidomide? Parece piada de mau gosto – e também o é. Mas o que essas seis pessoas fazem juntas numa ilha deserta é um reality show tipo Survivor. Cast Offs estreia dia 24 no Channel 4, canal público britânico – e, se eu o refiro aqui, é para começar de imediato a combater qualquer possibilidade de virmos a tê-lo em Portugal.


“Aquelas pessoas são deficiente, mas também dizem palavrões, fazem piadas sobre sexo e dizem coisas politicamente incorrectas”, sublinha Jack Thorn, argumentista. “Por outro lado, vão mostrar que podem sobreviver numa ilha deserta. E, se podem fazê-lo, também podem interpretar as personagens deficientes na TV e no cinema. Continuar a entregar esses papéis a actores saudáveis é uma descriminação”, acrescenta.

Boas intenções? Pois atentemos nas palavras de Victoria, a paciente de cherubismo (doença deformadora da cara, como em “A Máscara”, de Peter Bogdanovich): “Vão mostrar-nos como adultos que bebem álcool, dizem palavrões e fazem sexo.” Pois aí está, no press release do Channel 4, a segunda referência ao sexo em meia dúzia de linhas apenas. Mas alguém tem dúvidas de que é isso que o canal quer: assistir a uma cena de sexo entre uma anã e um paraplégico? Mas alguém ainda acredita nas boas intenções de um reality show, qualquer que ele seja?


CRÓNICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 4 de Novembro de 2009

Joel Neto


Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974, e vive entre o coração de Lisboa e a freguesia rural da Terra Chã, na ilha Terceira. Publicou, entre outros, “O Terceiro Servo” (romance, 2000), “O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002) e “Banda Sonora Para Um Regresso a Casa” (crónicas, 2011). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista de origem, trabalhou na imprensa, na televisão e na rádio, como repórter, editor, autor de conteúdos e apresentador. Hoje, dedica-se sobretudo à crónica e ao comentário, que desenvolve a par da escrita de ficção. O seu novo romance, “Os Sítios Sem Resposta”, sai em Abril de 2012, com chancela da Porto Editora. (saber mais)
pesquisar neste blog
 
arquivos
livros de ficção

"Os Sítios Sem Resposta",
ROMANCE,
Porto Editora,
2012
Saber mais


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
Saber mais
Comprar aqui


"O Terceiro Servo"
ROMANCE,
Editorial Presença,
2002
Saber mais
Comprar aqui
outros livros

Bíblia do Golfe
DIVULGAÇÃO,
Prime Books
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Banda Sonora Para
Um Regresso a Casa
CRÓNICAS,
Porto Editora,
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
Saber mais
Comprar aqui


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
Saber mais
Comprar aqui


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicações Dom Quixote,
2004
Saber mais
Comprar aqui


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
Saber mais
Comprar aqui