Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009
publicado por JN em 25/9/09

Afinal, ainda há portugueses que nunca foram cantar ou dançar à televisão. É o que se pode depreender do facto de a RTP estrear, de uma só assentada, três novos concursos “de talentos”.


Há desafios para tudo. Em Dança Comigo no Gelo, por exemplo, Catarina Furtado propõe-se agora aquilatar do talento dos portugueses “famosos” para a patinagem artística. É apenas mais uma etapa da saga Dança Comigo, no fundo. Se um dia tivermos um Dança Comigo Na Piscina ou um Dança Comigo na Corda Bamba, aliás, não vale a pena deixarmo-nos chocar com isso: todos continuarão, como sempre, a ser essencialmente “sobre” Catarina Furtado.

Mas há mais. Sílvia Alberto e João Baião vão apresentar Último Passageiro, que pretende concorrer com Nasci P’ra Cantar, da TVI. Entretanto, Sónia Araújo conduzirá o novo Família/Família, em que, como o próprio nome indica, famílias inteiras vão colocar em confronto os diversos talentos dos seus diferentes membros.

De facto, a RTP tem-se distinguido ostensivamente da SIC e da TVI por se recusar, de forma declarada, a embarcar nos longuíssimos serões de telenovelas-e-mais-nada. Mas de que serve esse esforço se, em todo o caso, apenas nos propõe longuíssimos serões de concursos-e-mais-nada – e, ainda por cima, dos concursos menos didácticos e edificantes que se criaram até hoje?


CRÓNICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 25 de Setembro de 2009

Joel Neto


Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974, e vive entre o coração de Lisboa e a freguesia rural da Terra Chã, na ilha Terceira. Publicou, entre outros, “O Terceiro Servo” (romance, 2000), “O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002) e “Banda Sonora Para Um Regresso a Casa” (crónicas, 2011). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista de origem, trabalhou na imprensa, na televisão e na rádio, como repórter, editor, autor de conteúdos e apresentador. Hoje, dedica-se sobretudo à crónica e ao comentário, que desenvolve a par da escrita de ficção. O seu novo romance, “Os Sítios Sem Resposta”, sai em Abril de 2012, com chancela da Porto Editora. (saber mais)
pesquisar neste blog
 
arquivos
livros de ficção

"Os Sítios Sem Resposta",
ROMANCE,
Porto Editora,
2012
Saber mais


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
Saber mais
Comprar aqui


"O Terceiro Servo"
ROMANCE,
Editorial Presença,
2002
Saber mais
Comprar aqui
outros livros

Bíblia do Golfe
DIVULGAÇÃO,
Prime Books
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Banda Sonora Para
Um Regresso a Casa
CRÓNICAS,
Porto Editora,
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
Saber mais
Comprar aqui


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
Saber mais
Comprar aqui


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicações Dom Quixote,
2004
Saber mais
Comprar aqui


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
Saber mais
Comprar aqui