Segunda-feira, 8 de Março de 2010
publicado por JN em 8/3/10

Teen Mom (MTV) não só é uma boa ideia como, tendo em conta o universo de onde provem, está bem executado. A história: protagonistas da série de documentários 16 and Pregnant, onde se evidenciavam casos de gravidez na adolescência, quatro jovens americanas são agora recuperadas, um ano depois, para uma nova série a propósito da maternidade entre adolescentes, incluindo os seus dilemas sobre se serão capazes de dar conta do recado, como vão acabar agora o liceu ou quando devem regressar à actividade sexual.


A primeira emissão de 16 and Pregnant foi a estreia mais vista nos EUA em 2009, pelo que o sucesso é garantido. Mas não deixa de ser interessante a forma como a MTV articula o negócio com uma certa responsabilidade social. Num tempo de progressiva diluição de valores e de drástica exponenciação das ansiedades, a maternidade precoce, antes apanágio das classes mais desfavorecidas, é agora transversal. Ora, a MTV, que tantas vezes tem contribuído para o empobrecimento intelectual da juventude, encontra aqui uma oportunidade de redimir-se um pouco. Faz bem.

Para a minha geração, que já não é adolescente e ainda não tem filhos adolescentes, porém, o programa serve de pouco. Por outro lado, os pais da minha idade também têm as suas idiossincrasias. No outro dia, por exemplo, dei-me conta de que um casal vizinho está há um mês a antecipar as horas das refeições da criança, ao ritmo de dez minutos por semana, para que ela se habitue à próxima mudança da hora. E pergunto-me se não seria também interessante um programa sobre a maternidade em geral, incluindo os casos em que a simples concepção parece trazer sentido a uma vida inteira de desinteresse e fracasso.


CRÓNICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 8 de Março de 2010

Joel Neto


Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974, e vive entre o coração de Lisboa e a freguesia rural da Terra Chã, na ilha Terceira. Publicou, entre outros, “O Terceiro Servo” (romance, 2000), “O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002) e “Banda Sonora Para Um Regresso a Casa” (crónicas, 2011). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista de origem, trabalhou na imprensa, na televisão e na rádio, como repórter, editor, autor de conteúdos e apresentador. Hoje, dedica-se sobretudo à crónica e ao comentário, que desenvolve a par da escrita de ficção. O seu novo romance, “Os Sítios Sem Resposta”, sai em Abril de 2012, com chancela da Porto Editora. (saber mais)
pesquisar neste blog
 
arquivos
livros de ficção

"Os Sítios Sem Resposta",
ROMANCE,
Porto Editora,
2012
Saber mais


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
Saber mais
Comprar aqui


"O Terceiro Servo"
ROMANCE,
Editorial Presença,
2002
Saber mais
Comprar aqui
outros livros

Bíblia do Golfe
DIVULGAÇÃO,
Prime Books
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Banda Sonora Para
Um Regresso a Casa
CRÓNICAS,
Porto Editora,
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
Saber mais
Comprar aqui


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
Saber mais
Comprar aqui


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicações Dom Quixote,
2004
Saber mais
Comprar aqui


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
Saber mais
Comprar aqui