Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2009
publicado por JN em 14/12/09

Tiger Woods é o melhor jogador da história do golfe, um jogo com mais de 250 anos de “era moderna” (e, aliás, amplamente reconhecido como uma das modalidades desportivas mais exigentes, tanto o ponto de vista técnico como psicológico). E, no entanto, foi preciso esperar quase 13 anos, contando a partir do arranque da carreira profissional de Tiger, para que o seu rosto se tornasse presença regular na televisão portuguesa.


Há algo de lamentável nisto. Todos os anos ocorrem em Portugal três torneios de golfe de grande nível internacional – e raramente os nossos canais (à excepção da SporTV, abençoada seja) lhes dão um mínimo de cobertura. Já as inesperadas infidelidades de Tiger, que por esta altura levam o puritanismo americano a um delírio nunca antes atingido (a não ser com Bill Clinton), são notícia nos mais variados canais, tanto no cabo como em sinal aberto.

Pois, agora, o mínimo que se pode esperar é que o burburinho em torno da vida privada de Tiger contribua para a divulgação do golfe entre os portugueses. Aparentemente, é assim que as coisas funcionam com a televisão. Ainda esta semana li, nos jornais, uma entrevista com Adelaide de Sousa – e aquilo de que quase toda a entrevista falava, com aparentes benefícios para a divulgação do canal, era de como a apresentadora mudava as fraldas ao seu novo bebé (e até de como, imagine-se, os seus cães haviam reagido à presença da criança).

Não vale a pena tentar percebê-lo, portanto. Aproveitemo-lo apenas: Tiger com eles.


CRÓNICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 14 de Dezembro de 2009

Joel Neto


Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974, e vive entre o coração de Lisboa e a freguesia rural da Terra Chã, na ilha Terceira. Publicou, entre outros, “O Terceiro Servo” (romance, 2000), “O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002) e “Banda Sonora Para Um Regresso a Casa” (crónicas, 2011). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista de origem, trabalhou na imprensa, na televisão e na rádio, como repórter, editor, autor de conteúdos e apresentador. Hoje, dedica-se sobretudo à crónica e ao comentário, que desenvolve a par da escrita de ficção. O seu novo romance, “Os Sítios Sem Resposta”, sai em Abril de 2012, com chancela da Porto Editora. (saber mais)
pesquisar neste blog
 
arquivos
livros de ficção

"Os Sítios Sem Resposta",
ROMANCE,
Porto Editora,
2012
Saber mais


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
Saber mais
Comprar aqui


"O Terceiro Servo"
ROMANCE,
Editorial Presença,
2002
Saber mais
Comprar aqui
outros livros

Bíblia do Golfe
DIVULGAÇÃO,
Prime Books
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Banda Sonora Para
Um Regresso a Casa
CRÓNICAS,
Porto Editora,
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
Saber mais
Comprar aqui


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
Saber mais
Comprar aqui


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicações Dom Quixote,
2004
Saber mais
Comprar aqui


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
Saber mais
Comprar aqui