Segunda-feira, 16 de Novembro de 2009
publicado por JN em 16/11/09

Enquanto a SIC vai gerindo a expectativa em torno de Lua Vermelha, que transportará para a TV nacional a mais relevante das novas tendências do cinema (os vampiros), a Valentim de Carvalho Filmes prepara-se para fazer estrear nas salas Uma Aventura na Casa Assombrada, que transporta para o cinema a mais relevante das novas tendências da TV nacional (a ficção para adolescentes). Pensando bem, era inevitável – e, perante o golpe de sorte suplementar que constituiu a quase simultânea chegada de Isabel Alçada ao Governo, é êxito garantido.


Mas é importante que se trate mesmo de cinema, não apenas da transposição para um ecrã maior dos mesmos recursos criativos e das mesmas opções estilísticas da nossa ficção para miúdos. Em grande parte, foram isso os dois primeiros filmes da VC Filmes, Amália, o Filme e Salazar-A Vida Privada: os mesmos guiões pobrezinhos e as mesmas interpretações vácuas das telenovelas lusas (ou lá perto) – e depois aquela mise en scène denunciada, aquela gestão preguiçosa da câmara e aquela fragilidade de efeitos que na TV ainda passa, mas no cinema nem pensar.

Já há algo de constrangedor em ler que Isabel Alçada passou as férias de Verão a escrever, na companhia de Ana Maria Magalhães, quatro novos livros (repito: quatro livros numas férias) da saga Uma Aventura. Para despachar filmes ao mesmo ritmo, mais vale à VC ficar-se pelos telefilmes – e, entretanto, torcer para que este público continue sem ganhar maturidade.


CRÓNICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 16 de Novembro de 2009

Joel Neto


Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974, e vive entre o coração de Lisboa e a freguesia rural da Terra Chã, na ilha Terceira. Publicou, entre outros, “O Terceiro Servo” (romance, 2000), “O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002) e “Banda Sonora Para Um Regresso a Casa” (crónicas, 2011). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista de origem, trabalhou na imprensa, na televisão e na rádio, como repórter, editor, autor de conteúdos e apresentador. Hoje, dedica-se sobretudo à crónica e ao comentário, que desenvolve a par da escrita de ficção. O seu novo romance, “Os Sítios Sem Resposta”, sai em Abril de 2012, com chancela da Porto Editora. (saber mais)
pesquisar neste blog
 
arquivos
livros de ficção

"Os Sítios Sem Resposta",
ROMANCE,
Porto Editora,
2012
Saber mais


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
Saber mais
Comprar aqui


"O Terceiro Servo"
ROMANCE,
Editorial Presença,
2002
Saber mais
Comprar aqui
outros livros

Bíblia do Golfe
DIVULGAÇÃO,
Prime Books
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Banda Sonora Para
Um Regresso a Casa
CRÓNICAS,
Porto Editora,
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
Saber mais
Comprar aqui


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
Saber mais
Comprar aqui


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicações Dom Quixote,
2004
Saber mais
Comprar aqui


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
Saber mais
Comprar aqui