Terça-feira, 10 de Novembro de 2009
publicado por JN em 10/11/09

Um estranho espectáculo decorreu esta semana em Amares. Perante uma desconcertante plateia que incluía José Castelo Branco, Fernando Rocha, Jel e Emplastro, a “vidente” Linda Reis agarrou-se ao varão da discoteca Lagar’s, despiu-se ao som de uma dança, esticou o dedo na direcção dos homens sozinhos, escolheu um, baixou-lhe as casas e presenteou-o com um felatio.


Diz o Correio da Manhã que Jel e Emplastro “ficaram perplexos” – e que o próprio Castelo Branco, detentor de experiência no (digamos) mundo do espectáculo, se sentiu constrangido. Ouvido Herman José, o homem que catapultou Pomba Gira para a “fama”, a reposta já foi diferente: “É a sua maneira de ganhar a vida. As pessoas divertem-se que nem umas doidas. Só lá vai quem quer. Não reconheço a ninguém o direito de se armar em arauto dos bons costumes.”

Não sei se é preciso recordar a Herman porque é que ele deixou de ter lugar na TV. Suponho que não – até porque ele não reconhece a ninguém o direito de se armar em arauto do que quer que seja. Mas não deixo de registar que a televisão que a certa altura ele personificou hoje quase não existe – e, principalmente, não existe de todo nos canais generalistas, vocacionados para a família.

A TV portuguesa está mais decente. Salvo excepções, a ficção é menos gratuita na sua malícia, os talkshows preferem encantar a chocar, os próprios reality shows estão mais benignos. E é impossível dissociar isso da proscrição de figuras como Herman ou Teresa Guilherme.


CRÓNICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 10 de Novembro de 2009

Joel Neto


Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974, e vive entre o coração de Lisboa e a freguesia rural da Terra Chã, na ilha Terceira. Publicou, entre outros, “O Terceiro Servo” (romance, 2000), “O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002) e “Banda Sonora Para Um Regresso a Casa” (crónicas, 2011). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista de origem, trabalhou na imprensa, na televisão e na rádio, como repórter, editor, autor de conteúdos e apresentador. Hoje, dedica-se sobretudo à crónica e ao comentário, que desenvolve a par da escrita de ficção. O seu novo romance, “Os Sítios Sem Resposta”, sai em Abril de 2012, com chancela da Porto Editora. (saber mais)
pesquisar neste blog
 
arquivos
livros de ficção

"Os Sítios Sem Resposta",
ROMANCE,
Porto Editora,
2012
Saber mais


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
Saber mais
Comprar aqui


"O Terceiro Servo"
ROMANCE,
Editorial Presença,
2002
Saber mais
Comprar aqui
outros livros

Bíblia do Golfe
DIVULGAÇÃO,
Prime Books
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Banda Sonora Para
Um Regresso a Casa
CRÓNICAS,
Porto Editora,
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
Saber mais
Comprar aqui


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
Saber mais
Comprar aqui


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicações Dom Quixote,
2004
Saber mais
Comprar aqui


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
Saber mais
Comprar aqui