Domingo, 16 de Agosto de 2009
publicado por JN em 16/8/09

O mais extraordinário em “Negócios da Semana” (SIC Notícias) é a diversidade dos géneros que cobre. Às vezes é um debate, outras uma entrevista – e, se às vezes é uma entrevista política, outras vezes é uma entrevista de análise (ou mesmo, aqui e ali, uma entrevista de vida). No essencial, é um magazine. Mas, sobretudo, é quase sempre bom. Mesmo quando é fraquinho, como acontece quando lá vai Medina Carreira.


Os méritos são quase todos de José Gomes Ferreira. Capaz de olhar nos olhos de qualquer entrevistado, mas também de assumir as suas próprias ignorâncias, Gomes Ferreira é um jornalista como já não há. Normalmente, sabe do que fala; quando não sabe, pergunta. Se o tom do programa se revela “pró-governamental”, faz ele próprio oposição; se ninguém diz outra coisa senão mal do Governo, faz posição. Entretanto, vai colocando as perguntas que o cidadão anónimo, ao mesmo tempo perplexo e desconhecedor, coloca a si próprio. Porque as suas perplexidades têm sempre sentido, por muito mal formuladas que estejam.


É aqui que entra Medina Carreira. Academicamente competente mas coloquialmente desbocado, o professor é um de nós também: fala como nós e dá como nós daríamos as respostas que nós gostaríamos de saber dar. O “como” é tudo. E assim se explica a polémica do papagaio. Estávamos nós em casa a pensar: “Isto anda de tal maneira que até os jornalistas estão feitos com eles todos…” E Medina Carreira, pronto, estava lá para registá-lo.


CRÓNICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 16 de Agosto de 2009


 

1 comentário:
De MC a 17 de Agosto de 2009 às 22:13
"Mesmo quando é fraquinho, como acontece quando lá vai Medina Carreira"

Tem que me dizer onde é o seu caixote do lixo....

Comentar post

Joel Neto


Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974, e vive entre o coração de Lisboa e a freguesia rural da Terra Chã, na ilha Terceira. Publicou, entre outros, “O Terceiro Servo” (romance, 2000), “O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002) e “Banda Sonora Para Um Regresso a Casa” (crónicas, 2011). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista de origem, trabalhou na imprensa, na televisão e na rádio, como repórter, editor, autor de conteúdos e apresentador. Hoje, dedica-se sobretudo à crónica e ao comentário, que desenvolve a par da escrita de ficção. O seu novo romance, “Os Sítios Sem Resposta”, sai em Abril de 2012, com chancela da Porto Editora. (saber mais)
pesquisar neste blog
 
arquivos
livros de ficção

"Os Sítios Sem Resposta",
ROMANCE,
Porto Editora,
2012
Saber mais


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
Saber mais
Comprar aqui


"O Terceiro Servo"
ROMANCE,
Editorial Presença,
2002
Saber mais
Comprar aqui
outros livros

Bíblia do Golfe
DIVULGAÇÃO,
Prime Books
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Banda Sonora Para
Um Regresso a Casa
CRÓNICAS,
Porto Editora,
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
Saber mais
Comprar aqui


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
Saber mais
Comprar aqui


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicações Dom Quixote,
2004
Saber mais
Comprar aqui


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
Saber mais
Comprar aqui